Tune veio para mudar a forma como corremos!

Tune, uma nova tecnologia portuguesa criada no Porto, que ainda está em fase de testes mas que pode vir a revolucionar a forma como corremos ou como olhamos para a nossa forma de correr.

É um pequeno aparelho que se coloca nos ténis, está ligado à palmilha e conectado a uma app. Este pequeno gadget irá analisar em detalhe a técnica de corrida, a forma como colocamos o pé no chão, como nos impulsionamos, e analisando estes dados poderemos ter resultados mais eficientes, correndo mais rápido, e diminuir drasticamente a possibilidade de nos lesionarmos.Tune

Paulo Ferreira dos Santos, CEO da Kinematix a empresa que criou o Tune,  é um nadador com uma ligação à corrida recente e o que o fez mudar de hábitos foi o facto de andar constantemente em viagens, e de ter de se dedicar a uma modalidade que não implicasse ter de encontrar uma piscina. Só que aquilo que foi começando a perceber foi que os seus treinos não tinham grande apoio e conhecimento técnico-científico. E com a constante preocupação de se lesionar, percebeu que o mais normal é as pessoas não saberem correr, não perceberem a forma como correm, foi a partir disto que surgiu o Tune. “A Kinematix pretende desenvolver tecnologia que ajude a melhorar o movimento. Nem sempre estamos conscientes sobre a importância que o movimento tem na nossa vida”, explica Paulo Ferreira dos Santos.

O Tune mede o tempo de apoio do pé e calcanhar no chão, bem como que parte do pé toca em primeiro lugar no solo. O objetivo é assentar corretamente o pé ao correr, apoiando o calcanhar o menor tempo possível, colocando menos esforço no mesmo, o que torna a corrida mais eficiente, permitindo chegar mais rápido e em melhores condições à meta. 

Para já, o Tune obriga a que corra com o smartphone, porque é aí que está o GPS que irá registar o percurso. De futuro, a tecnologia poderá evoluir por forma a não ter de correr com o telefone.

Este é um projeto ainda em fase de protótipo, mas prevê-se a sua comercialização já para Dezembro deste ano. Para já, o produto está a ser testado, com o acompanhamento de Paulo Colaço e dos corredores profissionais que testam o produto: José Moreira, Licínio Pimentel, Rui Pinto e Vanessa Fernandes.

Ainda que o produto não esteja no mercado, pode fazer uma pré-compra, apoiando o crowdfunding criado pela Kinematix. Conforme o apoio financeiro dado, ganha desconto em pacotes especiais de Tune, sendo que no pacote mais básico fica com um Tune por 220 dólares (aproximadamente 200€). Finalizado o crowdfunding (a 13 de Agosto), os preços praticados passam a variar conforme o país para onde é vendido.

Publicado por

renatopovoas

Managing Partner Guess What PR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s