Colmeias inteligentes? Já é possível!

Apicultor desde os 13 anos, Miguel Bento, ao longo do tempo apercebeu-se que existiam problemas na atividade que talvez pudessem ser solucionados com ajuda da tecnologia. Um problema que mais tem alarmado os apicultores é a diminuição do número de abelhas por criação e as consequentes quebras na produção de mel.

Juntou-se então com dois amigos e juntos acabaram por criar um dispositivo eletrónico, este pode ser colocado em qualquer colmeia e permite aos apicultores ter acesso, em tempo real, tudo aquilo que se passa dentro das colmeias, desde temperatura, humidade, número de entradas e saídas das abelhas a até mesmo se a Abelha Rainha está a produzir o número de ovos suficiente.

Desta forma nasceu a APiS Technology e a sua tecnologia que liga de forma inteligente colmeias e respetivos produtores.

O equipamento principal consiste numa pequena caixa amarela repleta  de sensores tecnológicos que permitem controlar todo o ambiente e ecossistema da colmeia. Essa informação é partilhada com o apicultor que à distância vai controlando a evolução da sua produção.

Caso aconteça algo à colmeia o utilizador será alertado através de uma notificação. Mas caso esteja tudo bem, então fica dispensado de fazer uma vistoria às suas colónias de abelhas. E é nesta redução de custos que está uma das grandes vantagens da proposta a APiS Technology.lhovnrjdmhaqgljpmdw3

Vídeo sobre o projeto aqui.

Mais informação em Sapo Tek.

Publicado por

renatopovoas

Managing Partner Guess What PR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s