Exposição inovadora a visitar!

coming-out13_770x433_acf_cropped

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, desde 29 de Setembro que tem expostas reproduções de obras-primas nas zonas do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real.

 “Coming Out. E se o Museu saísse à rua?” é o título desta exposição inovadora organizada pelo museu, que lançou esta iniciativa à semelhança do projeto desenvolvido em Londres, nos bairros de Convent Garden, Soho e Chinatown, pela National Gallery, denominado “The Grand Tour”.

O MNAA refere que as reproduções que estão espalhadas pelas zonas antigas de Lisboa, são de “altíssima qualidade, em escala real, e providas de molduras em madeira e tabelas, tal qual são expostas nas salas de um qualquer museu”.

“Retrato do Rei D. Sebastião”, pintado em 1571 por Cristóvão de Morais, “Salomé com a cabeça de São João Batista”, pintado por Lucas Cranach, o Velho, em 1510-1515, “Senhora das Dores”, de Quentin Metsys, de 1511, e “Virgem com o menino e santos”, de Hans Holbein, o Velho, pintado em 1519, são algumas das reproduções que estão nas ruas de Lisboa antiga.

Com este projeto, o museu pretende divulgar o património artístico e histórico português ao público nacional e estrangeiro.

A exposição do Museu Nacional de Arte Antiga começou com 31 quadros espalhados pela Baixa. E já só restam 28 obras.

“Não há vandalismo, as pessoas levam os quadros. É curioso”, diz António Filipe Pimentel, que, mantendo a boa disposição, refere que no final da iniciativa vai ser publicado um catálogo com todas estas peripécias que mostram como a idade interage com as réplicas.

Nesta exposição já não se pode contar com as réplicas dos quadros “Ruínas de Roma Antiga”, de Giovanni Paolo Pannini, “Feira da Ladra na Praça da Alegria”, de Nicolas Delerive e “Inferno” do século XVI.

Os quadros só serão retirados da Baixa de Lisboa na noite de 1 para 2 de Janeiro de 2016.

expo_comingout_2015

Saiba mais aqui.

Fonte: Observador
Observador

Publicado por

renatopovoas

Managing Partner Guess What PR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s