Em busca de um combustível mais amigo do ambiente

eco

Nunca como agora se falou tanto sobre as alterações climáticas e os seus efeitos, que já se fazem sentir. E ainda que alguns continuem a negá-las, muitos mais há que se preocupam, com a ajuda da ciência, em criar formas de as manter sob controlo, de as mitigar ou até mesmo de as reverter. É o caso de uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que decidiu lançar mãos à obra e tentar criar uma nova forma de produção de combustível que, para além de ser economicamente mais viável, tem uma outra missão: ser mais amiga do ambiente. E isto tendo em conta que propõe uma redução nos níveis de enxofre, que torna os combustíveis menos poluentes e menos consumidores de energia.

Algo que não acontece por acaso. É que regulamentações têm vindo a ser cada vez mais apertadas, sobretudo no que diz respeito aos níveis de enxofre permitidos nos combustíveis, uma vez que os gases poluentes que resultam do dióxido de enxofre são dos principais responsáveis pelo ácido sulfúrico presente na atmosfera. E por muitos dos seus efeitos (a chuva ácida, por exemplo).

O trabalho continua e, depois do financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, é agora a vez do REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) dar o seu contributo.

Fonte: Universidade do Porto

Anúncios

Publicado por

renatopovoas

Managing Partner Guess What PR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s