Agricultura natural e sustentável que dispensa o solo

 

agricultura

Plantas que purificam a água para os peixes que, por sua vez, contribuem para o crescimento das plantas. É um circuito, fechado, dinâmico e de benefício mútuo aquele que protagoniza a Aquaponics Iberia, uma empresa nacional constituída por especialistas em aquaponia, um sistema de produção de alimentos que combina a aquacultura (produção de peixes ou crustáceos) com a hidroponia (o cultivo de plantas sem solo, o mesmo é dizer, sobre a água). Isto significa que os resíduos dos peixes são convertidos em fertilizante natural, capaz de nutrir as plantas. Estas, ao consumirem esses nutrientes, purificam a água, permitindo aos peixes “crescerem saudavelmente”.

Sejam espaços públicos ou privados, maiores ou mais pequenos, o que esta empresa nacional disponibiliza, de forma pioneira, é o conhecimento nesta área e uma experiência que permite projetar, instalar e promover projetos desta natureza. Um trabalho que vai além das fronteiras nacionais, com a área de atuação a chegar já a Espanha, ilhas Canárias e países africanos de expressão portuguesa.

Esta é uma forma de cultivo de olhos postos num futuro, tornado presente, onde a proteção do ambiente e a sustentabilidade conquistam cada vez mais espaço. Senão veja-se: poupa água (a estimativa é de um consumo 95% inferior ao da agricultura convencional), uma vez que esta é reciclada; os fertilizantes usados são naturais (não há pesticidas, herbicidas ou antibióticos); consegue produzir-se, ao mesmo tempo, plantas e proteína animal, com uma poupança óbvia de recursos e de energia; há uma ocupação reduzida dos solos; um menor impacto nos oceanos e por aí fora.

Vantagens não faltam. E vontade de chegar mais longe também não, o que leva esta (ainda) microempresa a ser uma das startups presentes na Web Summit.

Fonte: Aquaponics Iberia

Anúncios

Publicado por

renatopovoas

Managing Partner Guess What PR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s