Acelerar a Inovação na Europa, um objetivo transformado em repto

europa

A ideia partiu do presidente francês, mas conquistou a atenção do comissário europeu Carlos Moedas, responsável pelas pastas da Investigação, Ciência e Inovação, que está já a trabalhar na criação de uma agência europeia para a inovação. Macron considera que a Europa está a perder esta corrida; Moedas concorda. E um estudo recente apresentou mesmo as recomendações essenciais para colocar o Velho Continente na proa da inovação.

São quatro os pilares. Todos juntos forma a palavra FAST, que os especialistas considera ser essencial para a Europa, ou seja, agir com rapidez e, também com rapidez, tornar-se o novo berço da inovação.

E tudo começa com o financiamento (Funding), requisito fundamental para as novas descobertas, sobretudo aquelas que estão mais associadas à tecnologia. E, de acordo com os especialistas, é o financiamento em larga escala que mais tem faltado na Europa.

Reconhecimento (Awareness) é a ação que se segue e que traduz a necessidade de atrair dos maiores investidores e colocá-los em contacto com os ecossistemas locais e dos diferentes setores.

Dimensão (Scale) é também o que a Europa precisa para competir a nível global com países como a China ou os Estados Unidos, evitando que start-ups europeias sejam obrigadas a deslocar-se para os países atrás.

O talento (Talent) existe e é dele que a Europa também precisa, de campeões da inovação que sirvam de modelo, porta-vozes de uma cultura de empreendimento que se quer estimular.

“A chave para o sucesso não reside na substituição de mercados privados, mas na remoção de falhas e lacunas do mercado e ecossistema de inovação europeu”, lê-se no documento, apresentado recentemente.

Fonte: Comissão Europeia

Anúncios

Publicado por

renatopovoas

Managing Partner Guess What PR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s